terça-feira, 14 de agosto de 2012

Produção de texto: como é ser um homem no mundo de hoje?


Darling de Lara Veiga

Bom, primeiro preciso esclarecer uma coisa: antes de começar esta redação não sabia explicar o que na realidade é ser um indivíduo do sexo masculino, perguntei a várias pessoas da minha família, e apesar das respostas não consegui alcançar meu real objetivo, então para isso optei por buscar idéias a partir de sites e blogs relacionados, foi a partir daí que consegui alcançar meu objetivo.
            Optei por começar pelo seguinte: desde muito tempo a sociedade vem impondo regras, normas e costumes que se inserem em múltiplos grupos e instituição que se entrecruzam, como por exemplo, a família. Um meio de entendimento mais simples sobre isto é, por exemplo, quando a criança nasce, caso seja menino a família vai buscar comprar roupas de cores como azul, verde e marrom por causa de costumes que são impostos pela sociedade. Dificilmente veremos um menino saindo da maternidade com roupas cor de rosa.
Meninos desde pequenos são influenciados ao mundo do trabalho de maneiras diferentes, exemplo disso são as ferramentas de brinquedo que eles ganham. Com o tempo o menino cresce e com ele surge à idéia de que para ser aceito na sociedade deve se vestir e agir de acordo com atuantes do mesmo sexo.
Ainda vemos que apesar da evolução da sociedade, em termos de sexo, religião e cor, nem todos são aceitos da mesma forma como deveriam, devido ao preconceito. Os travestis são uns exemplos de pessoas que nasceram com sexo masculino, porém preferiram seguir suas opiniões, convicções e conceitos, não seguindo o modelo imposto pela sociedade.
Na minha opinião, se eu fosse um menino, não ligaria para o que a sociedade exige ou pensa, levaria em conta a minha opinião e os meus próprios conceitos, pois saberia que este é o meu direito como indivíduo e pessoa. Como menino, não julgaria os outros, pois afinal somos todos iguais na diferença.




Um comentário:

  1. Bom para mim homens e mulheres devem se tartar igualmente pois realmente "somos iguais na diferença" tanto na desigualdade sexual ou racial, e isso deve ser aceito por cada cidadão e o preconceito, desigualdade ou qualquer outro devem ser eximidos da cabeça da nossa sociedade, para que podemos viver em um universo melhor!
    1-A

    ResponderExcluir